domingo, 8 de janeiro de 2012

Não Se Preocupe, Deus Está No Controle!

GÊNESIS 50.19.21


José, porém, lhes disse: "Não tenham medo. Estaria eu no lugar de Deus?
Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.
Por isso, não tenham medo. Eu sustentarei vocês e seus filhos". E assim os tranqüilizou e lhes falou amavelmente. 



GÊNESIS 45.4,8


Cheguem mais perto", disse José a seus irmãos. Quando eles se aproximaram, disse-lhes: "Eu sou José, seu irmão, aquele que vocês venderam ao Egito! 


Assim, não foram vocês que me mandaram para cá, mas sim o próprio Deus. Ele me tornou ministro do faraó, e me fez administrador de todo o palácio e governador de todo o Egito. 


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


- Ao vermos essas partes da Bíblia, que são afirmações de José, podemos ver que mesmo ele tendo sofrido muito durante sua vida, chegou a conclusão que foi sempre Deus que estava agindo na vida dele, agora se nós tivéssemos passado por o que ele passou, chegaríamos a mesma conclusão?


- Para começar José era digamos, queridinho do papai, e ele não tinha culpa disso, pois Jacó, seu pai, amava mais ele pois o mesmo tinha nascido em sua velhice, como podemos ver em Gênesis 37.3


- José tinha apenas 17 anos de idade, e ajudava seus irmãos a pastorear os rebanhos, agora aqui está o único motivo que ele seria "culpado" para causar ódio no coração de seus irmãos, enquanto pastoreavam juntos, se José presenciasse qual quer coisa que não era correto, ele "dedava" seus irmãos para seus pai.


- Quando os irmãos dele viram que o pai deles amavam mais José do que qual quer um deles, começaram a odiar José, e não tratavam ele amigavelmente. Agora imagine 10 irmãos seus que te desprezam e você trabalha com eles todo santo dia? Pessoas que tudo que você fala, já respondem dando "coice". Pessoas que literalmente querem que você morra, pelo simples fato de existir.


- Certa vez Jacó mandou José ver como que estavam os rebanhos e pediu para dor notícias, ou seja, considerando que José sempre dedava seus irmãos, óbvio que Jacó queria saber se não estavam fazendo algo de errado. Quando José finalmente chegou onde estavam seus irmãos, eles pensaram, que como estavam em um lugar deserto, poderiam matá-lo ali mesmo e se livrarem do filhinho de papai para sempre. No entanto Rúben, o irmão mais velho de todos, não queria que ele fosse morto, por isso convenceu para que jogassem ele em um poço, e depois iriam ver o que fazer com o menino. Enquanto seus irmãos comiam estava passando uma caravana de mercadores ismaelitas de Midiã indo para o Egito, então Judá, um dos irmãos de José, teve a ideia de vender seu irmão, e os outros irmãos concordaram com isso. 


- Assim que chega no Egito, Potifar, que oficial do faraó e capitão da guarda comprou ele. Mesmo estando nessa situação de escravo, a benção do Senhor era visível na vida de José, haja visto o fato de que tudo que ele fazia dava certo, ou seja todos os negócios prosperavam, todos seus planos iam para frente, e Potifar percebeu isso, assim colocou José, um simples jovem, para gerenciar sua casa inteira, e José como sempre cumpria fielmente seus deveres. Como José era um homem muito bonito, a mulher de Potifar queria ter relações com ele (vale a pena ressaltar que Potifar era eunuco, de acordo com estudos, assim ele não satisfazia sua esposa nesse aspecto). Esse mulher insistia dia após dia para que José dormisse com ela, assim José não queria trair o seu senhor Potifar, e também não queria pecar contra o Senhor, assim ele evitava ela o máximo possível. Até que um dia ela encontrou ele sozinho na casa, e não tinha nenhum empregado por perto, assim agarrou ele e ia força-lo a se deitar com ela, mesmo sendo ele um jovem forte, não era burro e sabia que não iria resistir se ficasse lá, assim ele fugiu, mas nesse processo, ele deixou seu manto nas mãos dela, assim ela acusou ele de ter tentado dormir com ela. Agora José sendo julgado injustamente, por algo que não comentou, mas surpreendentemente ele não ganha a sentença, oras, quem cometia adultério deveria ser morto, mas Potifar apenas mandou prendê-lo, talvez porque sabia que na realidade José não cometeu nada e queria protegê-lo de certa forma, ou apenas pelo simples fato de gostar tanto do garoto.


- Agora José esta preso por algo que não cometeu, mas a benção do Senhor ainda estava sobre ele, assim mesmo dentro da cadeia ele chegou ao mais alto cargo possível, tanto que o carcereiro que confiava muito no rapaz, não se preocupava em vigiá-lo pois sabia que ele não iria fugir, mais uma vez vemos José sendo fiel, não apenas a Deus mas entre os homens. Certa vez tinha dois prisioneiros, ex funcionários do faraó que tiveram sonhos e não sabiam o que significavam, assim graças a um dom que Deus deu a José, ele pode interpretar para eles exatamente o que significava, e foi o que aconteceu. Um desses funcionários, chefe dos copeiros, teve seu cargo restituído, e José havia pedido para que quando isso acontecesse, ele pudesse ajudá-lo a sair da prisão, conversando com o faraó, no entanto, na alegria de estar livre e voltando a alto cargo, ele esqueceu por completo de José.


- Certo dia Faraó teve um sonho, e ninguém podia interpretá-lo, finalmente o chefe dos copeiros lembrou de José e falou ao faraó, há um jovem na prisão que possui o dom de interpretar sonhos. Assim faraó mandou chamá-lo, e como José conhecia os costumes da época, logo foi fazer sua barba, pois os egípcios odiavam pelos. Agora apresentável diante de faraó ele interpreta o sonho do rei do Egito, e dá toda a glória a Deus. A interpretação do sonho era que haveria sete anos de fartura, muita colheito, muita abundancia, mas logo depois haveria sete anos de miséria total, sem nada para ser colhido, e assim que deu a interpretação do sonho, deu junto uma solução para o faraó, oras José passou grande parte da vida dele administrando, ele sabia muito bem como gerenciar e fazer negócios. Assim faraó se agradou tanto de José que deu ele autoridade sobre todo o Egito, e mandou ele executar seu plano de ir guardando o que sobrava de mantimentos nos primeiros sete anos de fartura. José ganhou tanta autoridade que faraó falou para ele em Gênesis 41.44 "Disse ainda o faraó a José: "Eu sou o faraó, mas sem a sua palavra ninguém poderá levantar a mão nem o pé em todo o Egito"."


- Quando veio os sete anos de miséria, a família de José começou a passar sufoco, assim foram ao Egito para comprar mantimentos, e após uma longa história de José mantendo em segredo sua identidade real, sempre tentando manter a pose de um governador com punho de aço para com os irmãos e ao mesmo tempo se excluindo do local porque não conseguia aguentar o choro de ver seus familiares de novo e ia prantear.


- Agora mesmo após ter sido odiado, ter sido tratado mal, vendido para ser escravo, falsamente acusado, ter sido esquecido na prisão após ter ajudado alguém, José chegou a conclusão do texto inicial, tudo ocorreu por que Deus quis, por isso não se preocupe com as lutas e batalhas que você está passando agora, pois Deus está no controle e está te preparando para um dia você chegar na mesma autoridade que José chegou.


- Lembre de Isaías 55.8 "Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor."


Deus Abençoe Vocês!


Ótimas Semana de Vitórias!


Beijos e Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aprendendo Com Erros De Mical

2 SAMUEL 6.14-23 E Davi saltava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava Davi cingido de um éfode de linho. Assim subindo, leva...